Home CidadesLixeira viciada toma conta de rua e irrita moradores do Jorge Teixeira em Manaus

Lixeira viciada toma conta de rua e irrita moradores do Jorge Teixeira em Manaus

por policia24h
114 visualizações
Foto: Divulgação
Ver resumo
  • Moradores denunciam descarte irregular de lixo na Rua dos Cravos.
  • Resíduos dificultam passagem de pedestres e motoristas.
  • Semulsp realizou limpeza e reforçou serviços de coleta.
  • Local é considerado lixeira viciada por descarte recorrente.

Moradores da Rua dos Cravos, no bairro Jorge Teixeira I, zona leste da capital, enfrentam transtornos causados pelo descarte irregular de lixo. O acúmulo de resíduos, que se intensificou nas últimas duas semanas, tem dificultado o tráfego de pedestres e motoristas.

Segundo relatos, os próprios moradores e comerciantes da área estariam descartando lixo na via. A situação se agravou após catadores rasgarem sacos durante a madrugada, espalhando restos pela rua.

Moradores reclamam da sujeira constante

“Tudo começou com os catadores rasgando os sacos de madrugada e deixando os restos espalhados. Depois, os próprios moradores passaram a jogar lixo no local”, contou uma moradora. Ela também afirmou que donos de lanchonetes contribuem para o problema.

O local se transformou em uma lixeira viciada, termo usado para áreas onde o descarte irregular ocorre de forma recorrente, comprometendo a limpeza urbana e a saúde pública.

Ocorrência foi registrada na zona Leste

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) informou que realizou a retirada dos resíduos na manhã desta terça-feira (29). Segundo a pasta, a limpeza já estava prevista no cronograma do órgão.

Em nota, a Semulsp destacou que o lixo acumulado é resultado do descarte inadequado por parte de moradores, e que a rua já está catalogada como ponto de descarte irregular.

Quem são os responsáveis?

De acordo com os relatos, os principais responsáveis são os próprios moradores, catadores e comerciantes da área. A falta de conscientização e de fiscalização tem contribuído para a continuidade do problema.

O que a prefeitura oferece

A Prefeitura de Manaus disponibiliza serviços como coleta agendada de objetos volumosos e coleta seletiva. O agendamento pode ser feito via WhatsApp pelos números (92) 98415-9563 ou (92) 98459-5618, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Leia a nota da Semulsp na íntegra

“O material acumulado no local trata-se de uma lixeira irregular já catalogada pela Semulsp, formada pelo descarte inadequado de resíduos por alguns moradores. Esta situação não tem relação com nenhuma ação oficial da Prefeitura para recolhimento de resíduos.

A Semulsp cumpre diariamente seu papel, mas a colaboração da população é essencial para evitar o descarte irregular, que causa prejuízos ambientais, sanitários e visuais à cidade.”

Leia também

Corpo de homem degolado é achado em igarapé de Manaus

Não faça o rio de lixeira e tenha a consciência limpa

Recém-nascido é encontrado morto em lixeira de Manaus

Leia Também

Deixe um comentário