A instalação dos novos medidores de energia elétrica realizada em Manaus acabou em confusão e protestos na tarde desta terça-feira (12), no bairro Alvorada II, na zona Centro-Oeste da capital amazonense. Moradores das ruas 15 e 16 chegaram a fechar os acessos às vias para impedir a chegada dos funcionários da concessionária.
Com um longo histórico de queixas da população desde o início da sua implantação, os medidores têm sido apontados como responsáveis pelo aumento na fatura de diversos imóveis, o que seria motivado por problemas técnicos nos instrumentos. O senador Eduardo Braga chegou a ser hostilizado durante o protesto e teve atribuída para si, pelos manifestantes, a responsabilidade pela troca dos aparelhos.
Os medidores têm causado discórdia por serem instalados diretamente nos postes de energia, a uma altura média de 4 metros do chão, o que praticamente impede a fiscalização do consumo por parte dos utilizadores. Em meio ao protesto, um dos presentes chega a desafiar o senador e promete a resposta nas urnas, visto que, apesar das dificuldades de emplacar sua popularidade, Braga é um dos pré-candidatos ao Governo do Amazonas nas eleições gerais de 2022.
“Ao seu Eduardo Braga que está fazendo toda palhaçada aqui, que a gente sabe que é você. Estamos te esperando aqui no Alvorada. Põe a tua cara aqui. As eleições estão chegando Eduardo Braga, põe tua cara aqui se for homem”, disparou um morador revoltado, seguido de outro com o título de eleitor na mão. “A eleição está chegando. O povo vai dar o resultado. Isso aqui é nossa arma”, diz o segundo.
As imagens foram divulgadas em redes sociais e viralizaram na internet. Veja abaixo: