A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) interrompeu um torneio de futsal inusitado na noite da última quarta-feira (14), na Zona Sul de Manaus. O evento, batizado de “2º Torneio Futconha”, oferecia porções de maconha como prêmio aos vencedores.

O campeonato aconteceria por volta das 23h, em uma quadra do bairro Prosamim, na Praça 14 de Janeiro. A divulgação do evento circulava nas redes sociais e incluía a imagem de uma folha de maconha.
PM acaba com torneio de futsal com maconha como prêmio
Segundo a PM, os organizadores usaram códigos para divulgar os prêmios, se referindo às porções de maconha como “pacotes de internet”. O tamanho do “pacote” indicava a quantidade de droga que seria entregue aos três primeiros colocados.
O torneio reunia times amadores com nomes sugestivos, como:
- Só Brasa
- Verde Esperança
- Chapada Seleção
- Real Biqueira
Para participar, cada time precisava doar 2kg de alimentos não perecíveis. O objetivo, segundo os organizadores, era arrecadar mantimentos, mas o uso da droga como premiação chamou atenção.

Denúncia anônima levou PM ao local do evento
De acordo com o tenente-coronel Renan Carvalho, comandante da Rocam (Ronda Ostensiva Cândido Mariano), a ação da polícia aconteceu após uma denúncia anônima. A informação alertava sobre possível distribuição de drogas no local do torneio.
Ao chegarem na quadra, os policiais encontraram os participantes se organizando para o início da competição. O evento foi imediatamente encerrado. Ninguém foi preso, mas os organizadores serão investigados.
Investigação vai apurar responsabilidade dos envolvidos
A PM informou que o caso será encaminhado à Delegacia Interativa para apuração. Os envolvidos podem responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O material de divulgação do torneio, além de possíveis registros em vídeo, será analisado para identificar os responsáveis. A polícia reforça que ações como essa não serão toleradas.
“Não é só uma brincadeira. É crime. E será tratado como tal”, afirmou o comandante da Rocam.
Futconha levanta alerta sobre uso de drogas em eventos esportivos
O caso do “Futconha” chamou a atenção das autoridades para o uso de eventos esportivos como fachada para o tráfico. A PM reforça que a população pode e deve denunciar atividades suspeitas pelo 190 ou pelo site da SSP-AM.
O torneio não chegou a distribuir os prêmios, e os alimentos arrecadados foram recolhidos para doação a instituições cadastradas.