Uma embarcação blindada utilizada para transporte de drogas, com 5 motores de 300hp e capacidade de carga de 5 toneladas, foi apreendida, na madrugada de sábado (11/03), por volta das 01h00, nas proximidades do município de Tabatinga, distante 1.106 quilometros de Manaus, na fronteira do Brasil com a Colômbia.
De acordo com a Polícia Federal, o bote blindado estava escondido em uma área de Igapó e foi identificado por agentes das Forças de Segurança durante
patrulhamento no rio Solimões.
Leia mais: Governo do Amazonas conclui reforma da embarcação que irá abrigar a Base Arpão II
Ainda conforme a Polícia Federal no Amazonas, após diversas denúncias informando a localização da embarcação, foi montada uma operação conjunta da Delegacia de Repressão a Drogas da Polícia Federal (DRE-AM) e da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas (COE-PMAM), com o apoio do 8⁰ Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tabatinga, para fazer buscas até encontrar a embarcação. Na hora da abordagem, ninguém foi preso.
A ação policial integrada é resultado da Operação Fronteira Mais Segura/Operação Hórus/Programa Guardiões das Fronteiras, uma parceria da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A lancha blindada, de 15 metros de comprimento, com os cinco motores de popa, foi rebocada até um porto na cidade de Tabatinga.
Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Polícia Federal de Tabatinga para investigar a procedência da embarcação blindada, quem seria o proprietário e qual seria a rota usada pela embarcação.
Paulo Paixão/Polícia 24h