Home CidadesRemoção de ambulantes em Manaus gera protestos

Remoção de ambulantes em Manaus gera protestos

Ação da Prefeitura teve uso de spray de pimenta
por policia24h
387 visualizações
Remoção de ambulantes em Manaus gera protestos
Ver resumo
  • Prefeitura de Manaus removeu ambulantes do Centro nesta quarta-feira.
  • Polícia Municipal usou spray de pimenta durante a operação.
  • Trabalhadores alegam abuso e falta de diálogo com a gestão.
  • Remoção de ambulantes em Manaus causa comoção nas redes sociais.

Manaus (AM) – Uma operação da Prefeitura de Manaus para a remoção de ambulantes no Centro da cidade gerou protestos na manhã desta quarta-feira (12). A ação começou por volta das 8h, na rua Henrique Antony, e contou com a presença da Polícia Municipal, que utilizou spray de pimenta contra os trabalhadores.

Segundo os ambulantes, a abordagem foi considerada abusiva e sem diálogo. Além da retirada de barracas e carrinhos, os agentes também teriam invadido depósitos onde os vendedores guardavam suas mercadorias.

Ambulantes denunciam ação truculenta

“Fomos notificados pra não ficar na rua, e ninguém estava na rua. O problema é que agora eles estão invadindo os depósitos, quebrando e levando as coisas”, afirmou um dos trabalhadores, emocionado.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento em que a Polícia Municipal age de forma agressiva contra os ambulantes. Muitos relatam que trabalham há décadas no local e não receberam qualquer proposta alternativa de renda.

“O prefeito não mandou ninguém conversar com a gente. Só mandam tirar, quebrar. Estamos há 20, 30 anos aqui. Vai ter festa na cidade, querem ‘organizar’ o centro, mas é sempre o lado mais fraco que paga. A gente vive disso aqui”, disse outro vendedor.

Prefeitura ainda não se pronunciou

A ação faz parte de uma série de medidas da gestão do prefeito David Almeida (Avante) para reorganizar o comércio informal na região central. No entanto, os trabalhadores afirmam que não houve planejamento ou compensação para as famílias afetadas.

Até o momento, nem a Prefeitura de Manaus nem a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) se pronunciaram oficialmente sobre as denúncias.

Leia também

DPE-AM instaura procedimento para apurar abusos contra ambulantes no Centro de Manaus 

David Almeida vai gastar R$ 17 milhões no Passo a Paço 2025

Leia Também