Vereador eleito mais votado de Manaus nas eleições deste mês, Sargento Salazar (PL) anunciou que vai contratar cinco ex-policiais militares expulsos após serem filmados atirando em adolescentes durante uma abordagem ocorrida em 2010. O anúncio aconteceu durante o podcast que Salazar mantém na internet.
O caso chegou a ser julgado em 2012, quando os PM’s André Luiz Castilhos Campos e Rosivaldo de Souza Ferreira foram absolvidos em júri popular, mas expulsos da corporação. O Ministério Público recorreu da decisão assinada pelo juiz Mauro Antony, da 3ª Vara do Tribunal do Júri Popular do Estado do Amazonas, e conseguiu a anulação do julgamento, que, até outubro de 2024, não foi remarcado.
Leia mais: Vereador prende oficiais da PM e empresário por tentativa de corrupção
Também estavam envolvidos na abordagem os então policiais Wesley Souza dos Santos, Marcos Teixeira de Lima e Alexandre de Souza. Salazar disse que vai contratar a todos assim que assumir a vaga de vereador em 2025.
Para o vereador eleito, o caso se trata de uma injustiça, já que os policiais foram julgados e absolvidos. Sem citar a anulação do julgamento, ele reforça que os agentes foram expulsos mesmo sem haver condenação na Justiça.