Home CidadesWilson Lima vistoria início da aplicação de asfalto em segunda fase da obra do Anel Sul

Wilson Lima vistoria início da aplicação de asfalto em segunda fase da obra do Anel Sul

por policia24h
408 visualizações

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (08/07) o início da aplicação da primeira camada de asfalto na segunda etapa das obras do Anel Viário Sul, na Estrada do Tarumã, zona Oeste de Manaus. A obra que dará mais mobilidade e fluidez ao trânsito das zonas Norte, Leste e central de Manaus, já está com 72% de execução concluída.

A duplicação da via contempla 8,7 quilômetros da Estrada do Tarumã, dos quais 3,5 já foram pavimentados e sinalizados na primeira etapa da obra. Cinco frentes de trabalho atuam para dar celeridade a obra, aproveitando o período de estiagem, como explicou o governador.

“Só hoje nós vamos depositar aqui aproximadamente 600 toneladas de asfalto. Até o final do ano essa via vai ficar pronta para circulação, desafogando o trânsito nas principais vias de Manaus e aumentar a velocidade do transporte coletivo. A gente vai aproveitar o verão, o sol está muito intenso, e a gente vai trocar essas obras o máximo que a gente puder“, declarou.

Leia mais; Wilson Lima vistoria obras do complexo viário Anel Sul

O trecho vistoriado pelo governador Wilson Lima vai da Avenida Santos Dumont até a Ponte do Tarumã. Junto com o Anel Leste, que também está em fase de construção pela Secretária de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o Anel Sul forma a maior intervenção de mobilidade urbana de Manaus das últimas décadas, com o total de 27 quilômetros interligando três importantes zonas da capital.

A nível de comparação, as Avenidas das Torres e das Flores, contam com 17 quilômetros de extensão, dez a menos que os dois anéis viários.

Os dois complexos viários vão tirar de circulação carretas que saem do Distrito Industrial em direção ao Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes e as Rodovias AM-010 e BR-174, deixando de circular em vias centrais e importantes como Avenida Efigênio Sales e Rodrigo Otávio, trazendo mais segurança e aos motoristas e fluidez ao trânsito.

Viaduto Lydia da Eira Corrêa

Em dezembro de 2020, o Governo do Amazonas concluiu a construção do maior e mais completo viaduto já construído no Amazonas, o Lydia da Eira Corrêa, com 230 mil m², situado no entroncamento da Estrada do Tarumã com a Avenida Torquato Tapajós e a Avtenida Arquiteto José Henriques.
 
O viaduto possui passagem de nível e pistas de rolamento adequadas para o tráfego atual e futuro, além de quatro alças externas e quatro alças internas, formando um trevo de oito alças, o que faz o trânsito fluir para todos os lados, sem interferências de sinais.

Anel Leste

O Anel Leste conta com cinco frentes de serviços e já foram concluídas a construção de cinco pontes, três passagens de fauna e sete galerias. O Anel Leste tem início no trevo da Avenida dos Oitis e termina na Avenida Margarita, no trecho compreendido da Reserva Florestal Adolfo Ducke.

Serão 18,3 quilômetros de extensão contemplando duas pistas e passeios laterais com dois metros de largura e canteiros de até cinco metros.

Ao longo do trecho estão sendo implantadas 22 baias para paradas de ônibus, oito galerias, sendo duas passagens de faunas, cinco pontes e a implantação de uma ciclovia com 5,6 quilômetros, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Também está em andamento a construção do trevo completo com passagem de nível, com quatro alças internas e quatro externas, permitindo a circulação de veículos em todos os sentidos das vias.

Fotos: Bruno Zanardo/Secom

Leia Também