...

5 mil servidores de segurança já foram vacinados no AM

por policia24h
...

Pioneiro na vacinação de servidores da Segurança Pública contra a Covid-19, o estado do Amazonas iniciou a imunização no dia 28 de março e alcançou 5 mil servidores.

No período mais crítico da pandemia no estado, como na crise de oxigênio, em janeiro deste ano, os policiais fizeram transporte de cilindros, vacinas e outros materiais hospitalares, tanto pela capital como nas regiões mais distantes.

As diversas ações que, direta ou indiretamente, ajudaram a combater a propagação do coronavírus, como a Central Integrada de Fiscalização (CIF), a operação “Pela Vida” ou ações específicas das unidades policiais, naturalmente, ocasionaram maior exposição dos servidores. Nos períodos mais críticos, a doença chegou a afastar mil policiais das ruas. Ao longo de toda a pandemia, 174 servidores da área perderam a vida em decorrência da Covid-19.

Imunizado com a primeira dose, o sargento Pablo Junior revela o conforto após a vacinação. “Foi um alívio não só para a gente como para a família também. Chegou essa primeira dose para as forças de Segurança, agora estou na expectativa de receber, no dia 26 de junho, a segunda dose da vacina”, disse.

Grupo de elite da Polícia Civil, habituado a atuar em operações de alto risco, o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) também atuou no combate a um risco atípico. O coordenador do Fera, delegado Juan Valério, relembra os impactos da crise no cotidiano dos policiais e o êxito das missões.

“Ao longo dessas semanas ficávamos acordados direto, porque nós pegávamos a estrada para ir aos municípios próximos e, na viatura, nós revezávamos. Enquanto um estava na direção, outro dormia um pouco. Felizmente durante essa missão nenhum colega contraiu o vírus”, pontuou o delegado do Amazonas.

Os policiais do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) transportaram aproximadamente oito toneladas de materiais hospitalares para os municípios mais distantes do estado. O tenente-coronel Marcelo Cavalcante, imunizado com as duas doses da vacina, destaca o empenho dos servidores mesmo com a exposição ao vírus.

“A gente sente certa tranquilidade, mas independente de ter tomado a vacina, a gente já fazia missão sabendo que é o nosso dever, tomando as medidas de segurança possíveis. Apesar de se sentir tranquilo, também sentia antes, por saber que o risco é inerente à nossa missão”.

Embora as vacinas tenham eficácia comprovada, os profissionais seguem os protocolos de prevenção, utilizando máscaras, higienizando as mãos e objetos. Estes são alguns cuidados que continuam sendo respeitados, visto que os médicos e infectologistas afirmam que a prevenção é a principal medida para combater a Covid-19.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.