Por Isabela Bastos – Especial para o P24h
Durante a pandemia de coronavírus o mundo todo viu a importância de manter os cuidados com a higiene. Lavar as mãos com água e sabão significa, para alguns, uma questão de vida ou morte. Mas nessa batalha, nem todos têm acesso a esses recursos. O site Polícia24h recebeu, com exclusividade, denúncia de servidores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) que estão sem água e sem energia há mais de três dias na base de operações da zona oeste, localizada no bairro de Dom Pedro, nos fundos da Polícia Federal.
De acordo com a denuncia, ninguém que trabalha no local tem água para beber e se higienizar. Os banheiros estão imundos e, mesmo com as condições insalubres, precisam continuar trabalhando no local.
Aproximadamente 48 pessoas trabalham na base, que fica no número 1347 da rua da Prosperidade, em uma casa alugada pela Prefeitura de Manaus (PMM). O trabalho é feito em três turnos diários que se inicia às 6h da manhã e vai até 23h. São cerca de 16 pessoas por turno.
“Em meio a essa pandemia não ter água ao menos para lavar as mãos é desumano, para a higiene e principalmente a limpeza do local para minimizar os riscos do vírus”, relatou o denunciante.
Turno de 6h
No local os agentes se dividem em três turnos de seis horas cada. Eles ficam no local até que sejam acionados para uma ocorrência. Sem água, é impossível tomar qualquer tipo de precaução contra o novo Coronavírus e, principalmente usar os banheiro para fazer necessidades.
“Não tem como trabalhar e ficar três dias sem dar a descarga, sem lavar rosto e principal sem lavar as mãos nessa pandemia” disse o denunciante.
As reclamações já chegaram a chefia, mas até o momento, a situação não foi resolvida. A reportagem entrou em contato com a assessoria do IMMU e aguarda o posicionamento quanto a situação.
Resposta do IMMU
A assessoria de imprensa do IMMU informou, em nota, que nessa sexta-feira, dia 5, a equipe de manutenção estará na Base para fazer o levantamento de todos os problemas apontados e dar início aos reparos.