Aumentou para 54 o número de pessoas infectadas no Amazonas pelo novo Coronavírus. Os dados foram atualizados pelo Governo do Estado que também determinou quarentena para todas as pessoas que desembarcarem em Manaus pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
“Elas vão baixar um aplicativo. Assim, vamos acompanhar se elas vão sentir algum sintoma”, explicou o governador Wilson Lima.
O Governo também deu poder de polícia para os agentes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) que, a partir de agora, podem autuar e até prender pessoas que coloquem em risco a saúde pública no Estado.
As novas medidas foram tomadas após a primeira morte de um paciente com Coronavírus em Manaus.
“O que estamos tentando fazer aqui é retardar o máximo possível a infecção das pessoas para que nós possamos ter controle e atender a todo mundo”, declarou o governador.
Hoje também foi assinado um decreto para transformar a Arena Amadeu Teixeira em um espaço para acolher os moradores de rua. Lá também irá funcionar uma espécie de drive-thru para as pessoas que desejarem fazer doações para essas pessoas.
Cremação
O corpo de Geraldo Sávio da Silva, de 49 anos, primeira vítima fatal do Covid-19 no Amazonas, vai ficar congelado pelos próximos dias. Ele precisa ser cremado e o Estado está providenciado que isso seja feito.
O protocolo das autoridades de saúde indica que pessoas que morrem de Covid 19 não devem ser veladas, por conta do risco de contaminação.
A viúva de Geraldo Sávio está sendo monitorada de casa. Ela também testou positivo para Covid-19 e segue no isolamento social aqui em Manaus.