Aumentou para 47 o número de pessoas infectadas com o novo Coronavírus em Manaus. O dado foi atualizado na tarde desta terça-feira, dia 24, pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Desses casos, dois estão no município de Parintins, no interior do Amazonas.
Desse total a FVS informou que cinco pacientes estão internados em estado mais grave, sendo três na rede privada e dois no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, na zona norte da cidade. Outros 15 casos estão em investigação.
Entre as pessoas hospitalizadas, quatro têm entre 39 e 49 anos, e um dos pacientes tem 88 anos.
Barreiras sanitárias
A FVS diz que começou a fazer barreiras sanitárias no portos, aeroportos, além das rodoviais estaduais e federais. “Estamos tomando medidas necessárias para conter a aglomeração de pessoas”, disse Rosemary Pinto, Diretora-Presidente da Fundação.
A diretora chamou a atenção para o isolamento total. Durante a atualização dos dados, Rosemary disse que um dos infectados pegou o vírus do familiar que já estava com a doença.
Daqui para frente o número de casos deve continuar subindo. As autoridades de saúde dizem que a intenção é conter ao máximo esse aumento.
De acordo com a FVS, desde o primeiro dia dos sintomas até o sétimo, o paciente pode transmitir a doença para outras pessoas. Se isolar é uma medida para proteger o restante da sociedade.
Hidroxicloroquina
Os testes com o Hidroxocloroquina ou simplesmente cloroquina já começaram. A pesquisa para saber a eficácia do medicamento no combate ao Covid-19 começou pelos pacientes internados na rede pública de Saúde.
A experiência é feita pela Fundação de Medicina Tropical (FMT), com o apoio da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) e FVS.
Ainda não há um prazo para saber o resultado dos testes. O medicamento é o mesmo usado para combater a Malária.