O governador Wilson Lima visitou, na manhã dessa segunda-feira, dia 6, o hospital da Universidade Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus, para acompanhar a preparação de 400 novos leitos clínicos que vão atender casos do novo coronavírus (Covid-19). Nesta semana, a unidade de saúde passará pelo processo de dedetização e desinfecção, além de testagem da rede de gases.
Durante live nas redes sociais do Governo do Amazonas, Wilson Lima também voltou a reforçar a necessidade de distanciamento social para conter o avanço do Covid-19 no Amazonas. Ele já assinou o Decreto n⁰ 42.258, que suspende, pelo prazo de 15 dias, o transporte intermunicipal e interestadual terrestre de pessoas no Amazonas.
A norma se aplica a ônibus e micro-ônibus públicos e privados, vans, táxis e transporte por aplicativo, inclusive os compartilhados e os de tipo lotação, que prestam esse tipo de serviço nas rodovias estaduais e federais do estado.
“Não há outra maneira da gente combater ou diminuir essa propagação do vírus, a não ser o isolamento social”, esclareceu Wilson Lima.
Fiscalização
No último fim de semana, o governador determinou, ainda, que as forças de segurança estaduais reforçassem a atuação nas ruas para fazer cumprir o decreto que suspendeu o funcionamento dos serviços não essenciais. A força-tarefa é formada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
Em paralelo, Wilson Lima tem mantido interlocução constante com representantes do comércio, da indústria e com os integrantes da área técnica do Governo do Estado para avaliar, assim que for possível, a retomada gradativa das atividades econômicas.
“As decisões que nós estamos tomando são decisões responsáveis para preservar a vida das pessoas. Nossa prioridade é a vida, nossa prioridade é proteger as pessoas nesse momento”, ressaltou o governador.