A Polícia Militar (PM) começou um trabalho de higienização de todas as viaturas táticas e especializadas para evitar a propagação do vírus Covid-19, causador do Coronavírus. Outra medida para proteger os policiais, foi padronizar na tropa o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A medida começou a valer desde o domingo, dia 22, em caráter de mutirão tanto em Manaus quando no interior do Estado.
O serviço de higienização utiliza ozônio para desinfectar as partes internas e externas das viaturas, como teto, portas, cintos, colunas, carpetes, tapetes e até o ar-condicionado dos veículos. A limpeza elimina fungos, bactérias e vírus.
“É importante essa preocupação da nossa instituição com a segurança de seus militares”, ressaltou o cabo Thiago Uchôa, da 26º Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
Nessa segunda, dia 23, a PM começou a distribuir EPIs aos policiais que estão nas ruas fazendo o patrulhamento. Inicialmente eles receberão máscaras e álcool em gel e líquido para a higienização tando do militar quanto das partes internar da viatura onde há o contato das mãos.
POP
A PM também já estuda a criação de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para a atuação dos policiais nesse período de Covid-19. Uma dessas medidas será a adoção de alertas na rede rádio, a cada três horas, para os policiais lembrarem de fazer a higienização pessoal e das viaturas com álcool líquido e em gel.
Esses produtos, assim como máscaras e luvas deverão ser distribuídos a partir desta segunda-feira, dia 23, obedecendo assim às recomendações sanitárias das autoridades de saúde.