Subiu para 67 o número de casos do novo Coronavírus aqui no Amazonas e 18 ainda estão em investigação. A informação foi passada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) durante coletiva de imprensa pela internet realizada na tarde dessa quinta-feira, dia 26.
Os infectados no interior do Estado aumentaram, além de dois em Parintins, agora há um em Santo Antônio do Iça e outro em Boca do Acre. De ontem para hoje fora 13 novos casos.
Atualmente uma pessoa segue internada na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) e corre risco de morte. As outras 60 permanecem em isolamento social.
O paciente mais idoso, que tem 88 anos, está prestes a receber alta médica nas próximas horas.
Médico infectado
Um médico que atua no município de Santo Antônio do Iça, no interior do Amazonas, testou positivo para o Covid 19. Segundo a FVS, antes de chegar a cidade, ele passou pelo Estado do Paraná, local onde pode ter contraído o vírus.
O profissional da saúde passa bem e está isolado. “Desde que ele começou a sentir os primeiros sintomas, ficou em isolamento para evitar que infectasse outras pessoas”, disse Rosemary Pinto, Diretora-Presidente da FVS.
Covid-19 no AM
O primeiro caso aqui no Amazonas foi registrado no dia 29 de feveiro. A doença começou um caso importado. De acordo com a FVS, isso quer dizer que as possas contraíram o vírus em outros Estados ou Países e trouxeram para o Amazonas.
O quadro da doença evoluiu para a transmissão local. Ainda segundo a Fundação, as pessoas infectadas começaram a passar o vírus entre si.
Agora o Estado se aproxima do cenário mais preocupante do Covid 19. “Estamos caminhando para a transmissão comunitária”, afirmou a Rosemary. Isso acontece quando as autoridades de saúde não conseguem mais descobrir onde o infectado contraiu o vírus.
Por enquanto, apenas uma pessoa morreu vítima do novo Coronavírus. Geraldo Sávio de 49 anos.
Ajuda do Governo Federal
O Amazonas já recebeu oito milhões do Governo Federal. Com o dinheiro o Estado quer construir Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no interior do Estado. O Governo Estadual espera também a liberação de mais 11 milhões para se armar no combate ao Covid 19.