“Lockdown” é uma palavra inglesa que significa confinamento. É uma medida de contenção extrema com o objetivo de impedir o trânsito de pessoas em uma determinada área.
No caso do atual cenário de pandemia pelo novo coronavírus, o lockdown é o “nível mais alto de segurança e que pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”, como definiu o Ministério da Saúde no dia 6 de abril, em um boletim epidemiológico.
Durante esse bloqueio, toda movimentação na área delimitada pelo lockdown é restringida por agentes de segurança. Somente trabalhadores essenciais são permitidos a transitar enquanto vigorar a medida de confinamento.
A população comum só é permitida sair às ruas para acessar serviços essenciais como mercados, postos de combustíveis e farmácias, por exemplo. Do contrário, a pessoa pode ser advertida e até detida pela autoridade policial.
Pedido MPE
Nessa terça-feira, dia 5, o Ministério Público do Estado (MPE) pediu a Justiça a decretação do lockdown em Manaus por dez dias. O caso ainda está sob apreciação do juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública Estadual.
Se a medida for acatada pela Justiça, ela entra em vigor nas próximas 24 horas.