Marcos Vitor Aguiar Dantas Pereira foi preso, nesta quinta-feira (19), na cidade de Mar del Plata, na Argentina, suspeito de estuprar crianças no Piauí. Marcos estudava medicina em uma faculdade de Manaus.
Em novembro de 2022, o jovem foi condenado pelos estupros contra a prima de 12 anos e a irmã de nove anos. Pelo estupro de outra irmã, com então 3 anos, o réu foi absolvido. Pelo crime contra a prima, o juiz Raimundo Holland Moura de Queiroz, da 5ª Vara Criminal de Teresina, determinou pena de 10 anos, 4 meses e 7 dias pelo abalo psicológico e relações domésticas. Já contra a irmã de nove anos, a pena foi de 23 anos e 4 meses, sendo consideradas além do abalo psicológico, relações domésticas e ser irmão paterno da vítima.
A Polícia Civil recebeu informações de que o acusado estaria residindo na cidade de Buenos Aires, apresentando-se com nova identidade, houve redirecionamento dos esforços coordenados pelo DPC Matheus Zanatta. Foram realizadas uma série de diligências de campo e em ambiente cibernético – com suporte dos DPCs Anchieta Nery e Yan Brayner – que resultaram na localização, confirmação de identidade e prisão do investigado.
Representações brasileiras e argentinas da Interpol trabalharam em conjunto para a prisão do suspeito.