Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (24), em Manaus, por armazenar material de abuso sexual infantil. A prisão aconteceu durante a Operação Infância Protegida, que tem como foco combater crimes cometidos na internet contra crianças e adolescentes.
Segundo a PF, o suspeito mantinha um grande volume de arquivos ilegais em dispositivos eletrônicos. Ele foi detido no momento em que os agentes cumpriam um mandado de busca e apreensão na casa dele.
Homem é preso por abuso sexual infantil em Manaus
Durante a ação, os policiais apreenderam celulares, computadores e HDs. Todo o material será analisado por peritos para identificar provas e possíveis vítimas.
A Polícia Federal destacou a gravidade do crime e reforçou que o consumo e a distribuição desse tipo de conteúdo alimentam um ciclo de violência contra crianças.
Operação Infância Protegida em Manaus
A operação tem como objetivo identificar e punir pessoas que:
- Armazenam conteúdo de abuso sexual infantil;
- Compartilham esse tipo de material na internet;
- Produzem ou incentivam esse tipo de crime.
O homem preso foi levado para a Superintendência Regional da PF no Amazonas. Ele ficará à disposição da Justiça e pode responder por diversos crimes relacionados à pedofilia digital.
PF reforça combate à pedofilia na internet
A Polícia Federal informou que o combate a crimes sexuais contra crianças é prioridade. A instituição continuará atuando para:
- Proteger vítimas;
- Responsabilizar criminosos;
- Interromper redes de abuso sexual infantil.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo site oficial da PF ou pelo Disque 100.
Material apreendido passará por perícia
Os dispositivos eletrônicos recolhidos vão passar por perícia técnica. O objetivo é identificar outros envolvidos e descobrir se há vítimas ainda não localizadas.
O nome do suspeito não foi divulgado para preservar o andamento das investigações.