Ver resumo
- Major da PM foi preso por suspeita de exploração sexual.
- Operação Ilíria identificou esquema com outros servidores públicos.
- Adolescentes recebiam bebida e drogas em troca de sexo.
- Palavra-chave: exploração sexual de adolescentes.
Boa Vista (RR) – O major da Polícia Militar Edmilson Costa Lima, de 43 anos, foi preso nesta quinta-feira (25) suspeito de envolvimento em um esquema de exploração sexual de adolescentes. A prisão aconteceu na Rodoviária Internacional de Boa Vista, quando ele chegava do Amazonas em um ônibus de linha comercial.
Além do major, a Operação Ilíria também teve como alvos um agente da Polícia Civil, de 57 anos, um analista judiciário do Tribunal de Justiça de Roraima e um gerente comercial, ambos de 49 anos. O namorado do major, um jovem de 20 anos, também teve mandado de prisão expedido, mas ainda não foi localizado.
Esquema envolvia bebidas, drogas e favores sexuais
Segundo a Polícia Civil, os investigados ofereciam bebidas alcoólicas e entorpecentes em troca de sexo com adolescentes de 14 a 16 anos. As festas aconteciam nas casas dos suspeitos, em bairros nobres de Boa Vista, como Paraviana, Caçari e São Pedro.
Os crimes investigados são favorecimento à prostituição de menores, associação criminosa, fornecimento de bebida alcoólica a menores e porte ilegal de arma de fogo. Todos os envolvidos são servidores públicos ou têm forte influência social na capital.
Operação Ilíria desmascara fachada de respeito
A ação foi coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, sob comando do delegado Matheus Rezende. Ele afirmou que os suspeitos usavam seus cargos para encobrir os crimes.
“A ação da Polícia Civil tem como objetivo desarticular um esquema de exploração sexual de adolescentes em Boa Vista, liderado e integrado por agentes públicos”, disse o delegado.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Paraviana, Caçari, São Pedro, Cinturão Verde e Equatorial. A operação foi batizada de “Ilíria”, em referência à obra Noite de Reis, de William Shakespeare, que trata de disfarces e manipulações.
Leia a nota da Polícia Civil na íntegra
“A ação da Polícia Civil tem como objetivo desarticular um esquema de exploração sexual de adolescentes em Boa Vista, liderado e integrado por agentes públicos. Segundo apurado, esses indivíduos ofereciam bebidas alcoólicas e entorpecentes em troca de favores sexuais. Depoimentos apontam que os acusados se valeram de suas posições sociais e cargos públicos para ocultar atividades criminosas.”
Últimas Notícias
Homem é preso por abusos sexuais a crianças e uma mulher deficiente
Tiroteio em escola de Sobral deixa dois alunos mortos
Mulher é executada a tiros na frente da filha em Manacapuru