...

Polícia apreende cocaína preta em barco de pesca com 630 kg de drogas

por policia24hAM
...

Um barco pesqueiro foi abordado pelos policiais no Rio Solimões. Ele vinha do município de São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas, e seguia para Manaus. Os 630 kg de entorpecentes estavam escondidos no porão da embarcação em fundos falsos. Cinco homens foram presos em flagrante. Entre o carregamento, foi encontrado a cocaína preta.

A ação da polícia aconteceu nessa quinta-feira, dia 9. “Foram dois meses de investigação para conseguirmos essa operação bem-sucedida”, disse o delegado Paulo Marvignier, titular do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). 

O delegado Juan Valério do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) também participou da operação. Os policiais ajudaram na abordagem e renderam os suspeitos.

A Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar entrou no barco e começou as buscas.

O cão farejador Odin da Receita Federal ajudou a localizar as drogas. Ele apontou onde o entorpecente estava. “Fomos até o porão da embarcação. Tinham três fundos falsos com pescado. Depois do último fundo encontramos a droga”, disse o Tenente Anderson Molaz, da COE.

Cocaína preta

De acordo com a polícia o primeiro entorpecente encontrado foi a cocaína preta. “É uma novidade aqui no Amazonas essa cocaína”, afirmou o titular do Denarc.

Uma droga rara e valiosa. A cocaína preta ainda é pouco conhecida, mas já se sabe que no mercado preço dela é altíssimo. “Enquanto o quilo da cocaína tradicional vale mil e quinhentos dólares, o quilo da preta chega a 30 mil dólares”, disse Paulo Marvignier.

A partir de agora a Polícia Civil do Amazonas vai passar a estudar mais esse entorpecente. A ideia é saber qual a composição e os efeitos causados aos usuários. Por ser um entorpecente raro a droga tem muito mercado. “A gente sabe que daqui do Amazonas a cocaína preta seria enviada para a Europa”, afirmou o delegado.

A droga preta pode ser também uma tentativa de enganar a fiscalização da polícia. A cocaína preta tem cheiro bem mais fraco em relação a tradicional. “Mesmo com essa droga diferente, o Odin encontrou o entorpecente com certa facilidade”, disse Roberto Cesarino, Analista Tributário da Receita e condutor do Cão.

Além da cocaína preta foi apreendido maconha do tipo skunk. As drogas apreendidas foram levadas para a delegacia de Manacuapu, assim como os presos Valcyr Fernandes Marciel, Raimundo da Silva Nascimento, João Salvador Duarte, Neimar Souza da Rocha e Wallison Araújo Corrêa. 

Os cinco homens vão responder por Tráfico de Drogas e Associação para o Tráfico. A operação da polícia civil para chegar até os entorpecentes e aos suspeitos foi resultado de um trabalho conjunto.

As investigações vão prosseguir. A polícia civil quer descobrir quem iria receber a droga aqui em Manaus. 

2 toneladas

Em menos de 15 dias as ações integradas entre Denarc, COE e grupo Fera já renderam mais de dua toneladas de entorpecente apreendido.

No dia 29 de março a polícia apreendeu 800 Kg de drogas escondidos na mata na região de Marãa no Alto Solimões. Semana passada foram mais meia tonelada também na região de Marãa, e agora mais 600 Kg de entorpecente.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.