Segundo dados oficiais, entre 65% e 70% dos veículos roubados ou furtados em Manaus são recuperados pelas polícias Civil e Militar. Só em janeiro foram 237, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
“Alguns veículos demoram um pouco mais para serem encontrados, enquanto outros são localizados quase imediatamente após o fato criminoso”, enfatizou o delegado Cícero Túlio, da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv).
A média de devolução de veículos ao donos em janeiro ficou em oito por dia. Segundo a SSP, isso é fruto dos trabalhos desenvolvidos tanto pela Polícia Civil quando pela Militar.
O que fazer em caso de roubo ou furto
Assim que o proprietário do veículo for vítima de furto ou roubo, imediatamente ele deve ligar para o 190. Dessa maneira, todas as equipes da Polícia Militar em patrulhamento pelas ruas da cidade saberão do fato criminoso podendo, assim, localizá-lo mais facilmente.
Mas ligar para o 190 não é a única medida. Logo após comunicar o crime a PM, o proprietário precisa ir até a Derfv registrar o Boletim de Ocorrência. Dessa maneira o veículo é incluído num banco nacional de restrição de roubo e furto.
Somente após o BO é que os dados são enviados para o aplicativo Sinesp Cidadão. Esse APP permite a qualquer pessoa com ele instalado no smartphone verificar a situação de um veículo em atividade suspeito.
A Derfv fica na rua 6, no conjunto Bela Vista, no bairro do Planalto, na zona centro-oeste de Manaus. O telefone de contato da unidade é o (92) 3216-7310.