A delegada da Polícia Civil do Amazonas no município de Manacapuru, Roberta Merly, teve seu perfil no Facebook clonado para a aplicação de golpes. O crime foi descoberto por ela após amigos a procurarem para denunciar a conta “fake”.
A delegada gravou um vídeo alertando as pessoas sobre a existência da conta falsa.
O perfil falso é “Delegada Roberta Merly” e, até a denúncia vir a tona, havia uma postagem sobre a venda de uma motocicleta no valor de R$ 6 mil. O post já foi apagado.
“Não caiam nesse golpe, essa conta não é minha”, alertou a delegada informando que um conhecido dela quase caiu no golpe. “A pessoa achou estranho tantos erros de português”.
A delegada já solicitou a exclusão da conta na plataforma Facebook e abriu um inquérito para chegar até o criador da conta falsa.
Guilherme Torres
Esse não é o primeiro caso de delegado da PC do Amazonas com perfil clonado.
Em 2019, o delegado Guilherme Torres também foi alvo de crimes virtuais.
Assim como aconteceu com a delegada de Manacapuru, a pessoa que clonou o perfil de Torres também o fez para aplicar golpes.
No caso do delegado Guilherme, o perfil falso indicava que ele era o titular da delegacia de Manacapuru, mesma cidade da delegada Roberta Merly.
Esse detalhe, inclusive, chama a atenção para a possibilidade de que o criador dos dois perfis falsos seja a mesma pessoa.
No caso de Torres, até hoje ninguém foi preso.