...

Bandidos usam ‘armas transformers’ para cometer crimes em Manaus

por policia24h
Publicado: Última atualização em
...
Bandidos usam 'armas transformers' para cometer crimes em Manaus
Arma semelhante a uma metralhadora foi feita de metalon – Divulgação

A polícia tem feito uma série de apreensões em Manaus de armas caseiras, aquelas fabricadas pelo próprio criminoso, que mais parecem personagens do filme Transformers. O calibre mais comum é o 12 milímetros.

Só nessa terça-feira, dia 14, três Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) apreenderam cinco “armas transformers” nas mãos de criminosos em Manaus. Esses armamentos, apesar de fabricados de maneira artesanal, têm o mesmo poder de fogo de um original.

Uma dessas armas foi apreendidas na noite dessa terça se parecia com uma metralhadora. Ela foi toda montada com o chamado metalon, que é uma barra de aço carbono moldada e soldada no formato de uma arma.

Esse armamento caseiro estava com um homem de 24 anos preso no bairro Nova Cidade, na zona norte de Manaus.

Fuzil, escopeta e pistola

Na zona leste, policiais militares se surpreenderam ao prender criminosos que haviam roubados uma motocicleta de posse de um fuzil, uma escopeta calibro 12 e uma pistola, todos de fabricação caseira.

Essas armas, por mais que algumas não atirem, causam um impacto psicológico muito grande nas vítimas e até nos rivais.

Bandidos usam 'armas transformers' para cometer crimes em Manaus

Cano de aço

Outras duas armas de fabricação caseira foram apreendidas no bairro de Santa Etelvina, também na zona norte de Manaus. Elas eram semelhantes a uma garruncha – arma curta de tiro único.

Bandidos usam 'armas transformers' para cometer crimes em Manaus
As duas armas tipo garruncha foram usadas em um assalto a ônibus – Divulgação

Essas duas “armas transformers” foram feitas com canos de ferro e base em metalon moldado. O calibre de ambas era o 12 milímetros. Elas estavam em poder de três assaltantes presos pela Polícia Militar após roubarem um ônibus de passageiros da linha 307.

Os criminosos presos em posse desse tipo de armamento são enquadrados criminalmente com base no artigo 12 da Lei 10.826/03, o famoso “Estatuto do Desarmamento”. No caso das duas ocorrências, os presos foram autuados pela posse ilegal de arma de fogo.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.