A Polícia Civil do Amazonas indiciou dois homens por maus tratos a cachorros em Manaus. Três animais estavam sendo criados em condições precárias e uma cadela levou uma terçadada no focinho. Todos foram resgatados.
Um dos resgates ocorreu durante a operação “Vetus”, deflagrada nessa sexta-feira (04/12) para combater crimes contra o idoso. Em uma das diligências, no bairro Nossa Senhora de Fátima, na zona Centro-Sul, três cachorros estavam extremamente debilitados e chamara a atenção dos policiais. Eles acionaram investigadores da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e uma Ong para cuidar dos animais.
O outro resgate ocorreu no bairro da Redenção, na zona Centro-Oeste, na quinta-feira (03/12). Investigadores da Dema souberam que um homem havia ferido uma cadela com um terçado. Como o caso não estava em flagrante, o suspeito foi apenas levado para a delegacia para ser ouvido e indiciado.
Denúncias
De janeiro a outubro de 2020, foram registrados 384 boletins de ocorrência referentes ao crime de maus-tratos a animais silvestres ou domésticos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Os crimes contra os animais podem ser denunciados no site da Delegacia Interativa (www.delegaciainterativa.am.gov.br), ou, ainda, de forma anônima por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM.