José Jesus Figuera Alcala de 30 anos, mais conhecido como “El Chuchu”, foi preso na manhã de terça-feira (15), em Boa Vista, capital de Roraima, durante a operação Centurião, que investiga uma organização criminosa especializada em “esquentar” veículos roubados, alienados e com restrições judiciais.
Segundo o Delegado Titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Cícero Tulio, o esquema funcionava da seguinte forma: Os integrantes da quadrilha, eram comandados pelo líder, que encomendada o roubo e a compra de alguns veículos, porém, o pagamento não era feito de forma integral, após isso os veículos eram enviados para a Venezuela, onde tinham as placas e documentos adulterados com a ajuda de funcionários do órgão de trânsito do país, assim os carros pareciam legais, e eram vendidos para várias pessoas. Os veículos também eram enviados para a Colômbia.
“Era um esquema criminoso totalmente pensado. O El Chuchu era muito inteligente e já liderava esse esquema criminoso desde 2013. As investigações já duram muito tempo, e ele estava foragido aqui no Brasil há cerca de 3 meses, quando 3 criminosos ligados à ele foram presos por policiais venezuelanos. A gente acredita que durante 7 anos eles tenham enviado mais de 50 veículos nesse esquema. As investigações agora vão ter o objetivo de prender outros integrantes desse grupo criminoso.” Disse o Delegado.
Durante a ação, 4 carros foram apreendidos, incluindo um Ford Ka vermelho, de placa PHS 4C33, que estava com Ela Chuchu, e prestes a ser enviado para a Venezuela. Em Tabatinga a polícia apreendeu os outros 3 veículos que seriam enviados pela fronteira para a Colômbia. Aqui em Manaus a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão, mas não deu detalhes para não atrapalhar o andamento das investigações.
A ação que envolveu policiais civis da DERFV, policiais civis de Roraima, policiais federais, e policiais venezuelanos, ocorreu simultaneamente em Tabatinga, município do interior do Amazonas, Boa Vista, capital de Roraima e em Manaus. Foram cumpridos o mandado de prisão em nome de José, e mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas ligadas a organização.
O Suspeito está preso e deve ficar a disposição da Justiça. As investigações continuam.