...

Cúpula da FDN é transferida de presídio federal para Manaus

por policia24h
...

Quinze presos, todos membros da facção criminosa Família do Norte, foram transferidos para Manaus e chegaram nesta quinta-feira, dia 16. Alguns dos presos fazem parte da cúpula da FDN, chegando a comandar bairros inteiros em Manaus. O site Polícia 24h conversou com um agente penitenciário sobre o clima no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), unidade para onde os detentos foram encaminhados.

Segundo o agente, os ânimos estão agitados em alguns pavilhões. Com a vinda dos presos e a notícia da mudança da empresa gestora da unidade prisional, o agente não descarta a possibilidade de uma rebelião. “Tudo pode acontecer. Em menos de um mês a nova empresa vai assumir e praticamente todos os agentes penitenciários que temos aqui serão demitidos. Sabemos que nessas oportunidades os presos podem se aproveitar para fazer rebelião”, diz o agente que prefere não se identificar.

Segundo um policial ouvido pelo P24h, apesar do burburinho, a presença da facção rival Comando Vermelho (CV) é maciça dentro das unidades prisionais. Na guerra do tráfico a facção carioca saiu vencedora e tomou controle do comércio de drogas em quase todos os bairros de Manaus.

Até mesmo o berço da FDN, o bairro da Compensa, na zona oeste, vem sendo palco de inúmeros homicídios de criminosos ligados a facção de Zé Roberto. No presídio a situação não é diferente, segundo o agente penitenciário, apenas uma pequena parte dos internos permanece leal à facção amazonense.

Ainda segundo o agente penitenciário, antes de entregar a unidade prisional para outra empresa, o protocolo é fazer um “pente fino” no presídio. Isso aumentaria a segurança e retiraria armas e objetos que possam ser utilizados em rebeliões. Mesmo assim, a ação não acalma os ânimos no presídio.

Presos transferidos

Entre os presos transferidos estão criminosos de alta periculosidade, envolvidos em vários crimes e conhecidos por serem líderes nas áreas em que atuavam. Entre os detentos que retornaram para Manaus está o sobrinho de “Zé Roberto”, o narcotraficante Thiago Fernando Soriano, conhecido como “Thiago Alemão”. Ele comandava o tráfico de drogas nós bairros Redenção e bairro da Paz. Ele foi preso e transferido para um presídio federal com vários outros presos, membros da mesma facção, em julho de 2018.

Thiago Alemão é sobrinho de Zé Roberto da Compensa – Divulgação

Outro transferido é Antônio Marcos Pereira Capucho, conhecido como “Marquinhos Cabeludo” ou “Marquinhos Capucho”. Preso em 2018, ele é suspeito de vários homicídios na zona leste de Manaus e comandava o trafico nas áreas dos bairros Mauazinho e Tancredo Neves.

Marquinho Cabeludo comandava o Mauazinho – Divulgação

Denilson Julio Ferreira da Silva, o ‘Sassá da 14’, que voltou a ser preso pela Polícia Federal (PF) em novembro de 2015 , dominava o tráfico de drogas na zona centro-sul de Manaus, com concentração na área da Praça 14, segundo informou o Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc),

Paradinho foi preso pela PF em 2015 – Divulgação

Bruno Henrique Assis Bezerra, conhecido como “Parazinho” também já está em Manaus. Em 2015 ele e mais cinco pessoas foram presas em uma operação da Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) com R$ 155 mil reais. O dinheiro seria para comprar pasta base de cocaína na Colômbia.

Nota da Seap

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) não informou o nome dos outros 11 presos que foram transferidos para Manaus. Em nota, o órgão informou que “por medida de segurança não divulgará o nome dos internos que deram entrada no sistema prisional. Eles respondem pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio, latrocínio e formação de quadrilha”.

Ainda de acordo com a nota, os internos irão passar 15 dias em quarentena no Ipat, porém, a nota não informa se os detentos irão permanecer no presídio ou se serão distribuídos em outras unidades.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.