A noite de sábado, dia 8, e dessa segunda-feira, dia 10, foi comemoração para membros de uma facção criminosa. Vídeos que circulam na internet mostram supostos integrantes do Comando Vermelho soltando fogos de artifício para comemorar a tomada de áreas antes pertencentes a Família do Norte.
Na zona norte, no residencial Viver Melhor, moradores mandaram mensagens falando de uma invasão de membros do CV e de um intenso tiroteio. A polícia inclusive foi acionada, mas oficialmente as forças de segurança não comentam a situação.
Fontes da Polícia Militar garantem que a Rocam e a Força Tática, além de outras equipes policiais foram para o Viver Melhor para tentar controlar a situação.
Mudança de facção
Segundo outras fontes ouvidas, a comemoração seria pela tomada de áreas na zona norte e também na zona sul, sob o comando do traficante Francisco Gleisson Juca da Rocha, conhecido como Plenitude, que teria trocado a FDN pelo CV.
“Ele é um dos cabeças da área do Viver Melhor. Acho muito estranho ele ter se bandeado, mas tudo é possível no mundo do crime”, disse uma fonte da Polícia Civil que recentemente participou da prisão do traficante com uma pistola.
“Se ele realmente tiver mudado de lado, muitos membros da FDN vão com ele. Talvez por isso essa comemoração de sábado”, comentou outra fonte.
Segundo consulta ao Tribunal de Justiça do Amazonas Plenitude responde a cinco processos, sendo um deles com condenação. Ele foi preso pela última vez em janeiro desse ano, durante a operação “Domínio da Lei”, realizada pela Secretária de Segurança Pública. Desde então, o traficante permanece no presídio.
Reflexo nos presídios
Depois do episódio da queima de fogos no sábado, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) suspendeu todas as visitas agendadas para o domingo, dia 9, nos quatro principais presídios de Manaus.
Em nota a Seap justificou o embargo no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), no Centro de Detenção Provisório 1 (CDPM1) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) por “motivo de segurança”.
Mais fogos
No início da noite dessa segunda, a cidade foi tomada por uma queima de fogos de artifício. Mais uma vez seria o Comando Vermelho comemorando o domínio de Manaus.
As informações que circulam é que a FDN teria feito uma união com o CV. Apenas o braço da Família do Norte na Compensa, na zona oeste, é que teria ficado de fora desse “acerto” entre as fações.
Áudios Comprovam domínio do CV
Agora à noite áudios começaram a circular falando que “Manaus vermelhou”, em alusão a tomada do Comando Vermelho de todas as áreas da FDN.
Inclusive um dos áudios alertam moradores da Compensa, na zona oeste, de um ataque no bairro, que seria o único reduto onde o Comando Vermelho não teria dominado.
Ouça os áudios abaixo.
Reação do Governo do Amazonas
A SSP informou em um comunicado que todo o sistema de segurança do Estado foi colocado em alerta na cidade e no interior.
“Foi instalado um Gabinete de Crise do Sistema de Segurança Pública. Objetivo é se antecipar e evitar distúrbios decorrentes do intenso combate que o Governo tem executado contra o tráfico de drogas. A medida colocou todo o sistema de segurança em alerta, nas cadeias e nas ruas da cidade”, diz o comunicado