Cerca de 20 detentos do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2) concluíram nesta sexta-feira (13/03) os trabalhos de revitalização do campo de futebol da Liga Desportiva do Amazonino Mendes, conhecido como Campo do Lidam, no bairro Mutirão, zona norte de Manaus.
A ação faz parte do projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa de cogestão Embrasil Serviços.
Os detentos atuaram nos serviços de roçagem do terreno, concretagem, pintura das paredes externas e limpeza do pavimento para remoção de detritos, entre outros serviços de apoio.
O secretário executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, visitou a obra e acompanhou de perto o trabalho dos internos no Campo do Lidam. Segundo ele, atualmente, o “Trabalhando a Liberdade” é um dos principais projetos de ressocialização da Seap.
“É importante não só para a vida social, mas também para o lazer de quem vive no bairro. O objetivo é reduzir os custos do Estado com o uso da mão de obra carcerária”, comentou Gioia.
O diretor de esportes da Lidam, Basílio Monteiro da Silva, destacou que a revitalização na estrutura de lazer era uma demanda antiga da comunidade.
“É uma honra para nós, moradores, após tantos anos e tantos gestores, recebermos o local revitalizado, isso só nos faz acreditar que existe sim humanização na gestão pública”.
O projeto “Trabalhando a Liberdade” concede aos presos, um dia da pena reduzida a cada três dias de trabalho, benefício previsto na Lei de Execução Penal (LEP), Lei 7.210/1984.
A previsão é que o Campo do Lidam será inaugurado no dia 31 deste mês.