A fiscalização da Lei Seca em Manaus, realizada pelo Detran Amazonas, flagrou 105 motoristas dirigindo sob efeito de álcool entre a noite de sábado, dia 22 e a manhã deste domingo de Carnaval, dia 23.
Foram cerca de dez horas de operação. Nesse período 1.787 testes de alcoolemia foram realizados pelos agentes de trânsito e 34 veículos foram removidos ao parqueamento do órgão por diversas irregularidades.
“É natural que nós estejamos nas ruas, combatendo principalmente a combinação de álcool e direção. Estamos empregando todo o efetivo dos nossos agentes de trânsito, integrados com as forças policiais”, disse Rodrigo de Sá, diretor-presidentr do Detran-AM.
A operação ocorreu de forma itinerante em diversas zonas da capital. Durante cerca de horas de fiscalização, 208 multas foram aplicadas, além de 92 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 22 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) foram recolhidos.
O médico Vitor Albuquerque foi um dos motoristas abordados e aprovou a fiscalização. “Eu acho extremamente importante porque, principalmente nessa época do ano, o pessoal começa a extrapolar e a irresponsabilidade pode gerar muitos acidentes”, disse.
Multa pesada
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o condutor cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.
A Lei Seca não permite a direção de veículos sob efeito de qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida pelo condutor. Caso o índice seja a partir de 0,34 mg/L, o motorista é preso em flagrante.