O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 48 motoristas embriagados neste fim de semana. Só no sábado (8), 40 testes de bafômetros que deram positivo foram realizados em blitze feitas pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot).
Durante a ação, outros 13 motoristas se recusaram a fazer o teste, porém, foram autuados com as mesmas sanções aplicadas aos motoristas flagrados embriagados pelo bafômetro.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o número de pessoas flagradas é alto, mas do ponto de vista da segurança pública é um dado positivo, porque essas pessoas alcoolizadas são retiradas das ruas e, com isso, vidas são preservadas. Porém, do ponto de vista social, é um número extremamente preocupante porque demonstra que as pessoas ainda insistem em combinar álcool e direção.
Mais fiscalizações após a reabertura do comércio
Desde o início de junho, quando começou a reabertura gradual do comércio no estado, o Detran-AM está realizando fiscalizações. As ações foram intensificadas com a reabertura de bares e restaurantes, no último dia 6 de julho.
Desde então, as operações do Neot acontecem todos os dias e são intensificadas nos finais de semana. Entre os meses de junho e julho, 244 pessoas foram flagradas dirigindo alcoolizadas, e outras 95 pessoas se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Mais de 6 mil veículos foram abordados pelos agentes do Neot nesses operações. O que resultou em 4.331 autuações e mais de 840 veículos removidos para o parqueamento, a maioria com o licenciamento anual em atraso.
Victor Mansur, coordenador-geral do Neot, disse que o aumento de autuações acontece por causa da intensificação das operações de trânsito do Detran Amazonas.
As pessoas podem enviar denúncias para o Detran por meio do do disque-denúncia do Neot (98404-4389 WhatsApp) sobre práticas ilegais no trânsito, como o encontro de motociclistas, conhecido como “rolezinhos”, além de rachas realizados em via pública.