O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Amazonas liberou, nessa terça-feira, dia 18, a impressão “caseira” do documento de uso obrigatório nos veículos, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Por enquanto esse avanço só estará disponível para pessoa física.
Agora, qualquer pessoa pode imprimir o documento diretamente em sua impressora pessoal e utilizá-lo no dia a dia.
Atualmente o motorista já pode usar o CRLV digital, disponível no aplicativo para smartphone. É esse mesmo documento que, agora, o motorista poderá imprimir e usar.
Tanto na versão digital quanto na impressa “caseiramente” é gerado um código de segurança (QR Code) que contem o código de validação do documento.
Com essa nova medida, o condutor terá três maneiras de utilizar o documento veicular obrigatório: a impressa em papel moeda pelo Detran, a digital gerada pelo APP e a impressa em papel comum.
Para ter a via digital ou impressa em papel comum, basta o condutor baixar o aplicativo “Carteira de Trânsito Digital” na sua loja de smartphone, ou acessar o site do Detran Amazonas, fazer o cadastro e pronto. Nesse APP o condutor também pode obter a Carteira de Habilitação Digital.
“A população, a partir de agora, vai poder imprimir o documento da sua própria casa. Não necessitará vir até o Detran para imprimir esse documento em papel moeda. Isso é um ganho do ponto de vista social enorme. A população vai economizar dinheiro”, garantiu Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran Amazonas
Passo a passo
Para solicita os documentos digitais (CNH e CRLV) o condutor deve baixar o APP “Carteira Digital de Trânsito” disponível no Google Play e no Apple Store.
Após isso é só fazer o cadastro no aplicativo e, depois, clicar nas opções adicionar CRLV Digital ou CNH Digital, seguir os procedimentos e pronto. Não é necessário comparecer ao Detran.
Os mesmos documentos podem ser obtidos direto no Portal de Serviços Detran-AM. O primeiro passo é acessar o portal e escolher a opção “Fazer Cadastro”. Em seguida preencher os dados pessoais – o e-mail é obrigatório – e salvar o cadastro. Após, o usuário receberá um e-mail de confirmação do cadastro. Depois é só acessar o portal com o CPF e a senha cadastrada.