Dois homens identificados como Andrew Robson Neves Mendonça, 38 anos, e Carlos Antônio Pereira de Souza, 58, são suspeitos de furtar a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa). Eles foram indiciados pela Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), pelo crime de peculato.
Os cumprimentos de mandado de busca e apreensão para a casa deles ocorreu na manhã desta quarta-feira (30). A dupla está sendo investigada por subtrair 268 itens pertencentes à Semsa.
Entre os objetos subtraídos estão condicionadores de ar, aparelhos esfigmomanômetros, estetoscópios, televisores, bebedouros, cadeiras e materiais odontológicos, de manutenção, limpeza e de escritório.
Leia mais: Professor de escolinha de futebol suspeito estuprar crianças
De acordo com o delegado Guilherme Torres, titular da Especializada, os suspeitos de furtar a Secretaria de Saúde são servidores da Semsa e atuaram em conjunto na prática do crime de peculato.
“Tomamos conhecimento sobre o fato após representantes da secretaria registrarem uma denúncia na qual comunicava sobre o delito. Passamos a investigar a dupla a fim de elucidar o caso”, disse o delegado.
Segundo a autoridade policial, durante as investigações, foi possível identificar os servidores por meio do circuito interno de câmeras de segurança do local, onde os mesmos foram filmados no momento em que estavam praticando o crime.
Após a identificação dos autores, foi solicitada à Justiça o mandado de busca a apreensão para o endereço deles, e a ordem judicial foi expedida no dia 23 de junho, pela juíza Careen Aguiar Fernandes, da Central de Inquéritos.
Andrew e Carlos foram indiciados por peculato e permanecerão à disposição da Justiça.