Uma nova pesquisa sobre a corrida eleitoral no Amazonas mostrou que o governador Wilson Lima (União Brasil) ultrapassa o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Instituto de Pesquisa Iveritas. Também foi apresentada a intenção de votos para senador e presidente da república.
Em relação as eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida com 49,9% na pesquisa estimulada. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 34,8%, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 5%, Simone Tebet (MDB), 2,3% e o ex pré-candidato João Doria ( PSDB) 2%).
O instituto também apurou dados sobre o índice de rejeição dos candidatos ao cargo de presidente. Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 43,5% de rejeição, seguido de Lula com 32,5 %.
Na pesquisa estimulada para o cargo de senador, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB) lidera e parece com 31,7%, seguido do atual senador, Omar Aziz (PSD), com 21,8% e Coronel Menezes (PL) com 11,8%.
O resultado geral para pesquisa espontânea para o cargo de governador do Amazonas, Wilson Lima parece em primeiro lugar com 22,7%, seguido de Amazonino Mendes com 22,1% e Eduardo Braga com 19,2%.
A pesquisa ouviu 5.906 eleitores, entre os dias 25 de abril a 05 de maio de 2022 e aconteceu em Manaus e mais doze municípios do interior do estado do Amazonas como: Iranduba, Manacapuru, Rio preto da Eva, Careiro Castanho, Coari, Maués, Nova Olinda do Norte, Tefé, Borba, Manicoré, Presidente Figueiredo e Alvarães.