Os empresários Ozivan Santos da Silva de 28 anos , e Stanley Serrão Moreira também de 28, foram presos na tarde de quarta-feira (23), suspeitos de montar esquema de estelionato envolvendo a compra e venda de veículos.
A prisão ocorreu por volta das 13h00, após uma rápida investigação que teve início na terça-feira (22/06/2021) após comunicação de entidade financeira.
O crime sob investigaçãoé uma nova modalidade de estelionato e recebeu o nome de “case brinde” pelos setores de segurança das instituições financeiras que tem sofrido constantemente com tal golpe.
Nesse crime um dos suspeitos , que geralmente está em outro estado, se passa por um agente de promoção de produtos e acaba abordando uma vítima qualquer para oferecer um “brinde”, momento em que condiciona o recebimento do prêmio a tirar uma foto da identidade e da pessoa abordada.
Esses dados (foto da vítima e identidade) são utilizados em aplicativos de financiamento de veículos em outros estados (neste caso na loja SOT VEÍCULOS em Manaus, pertencente aos detidos) simulando o financiamento de um veículo em nome dessa pessoa abordada.
A instituição financeira que sofre o golpe realiza o pagamento do veículo acreditando que se trata de um financiamento normal e o dinheiro obtido é rateado entre os donos da loja de veículos (OZIVAN SANTOS DA SILVA e STANLEY SERRÃO MOREIRA) e o criminoso que aborda a vítima.
Neste caso foi feito um financiamento de um veículo marca/modelo VW GOLF CONFORTLINE pelo preço de 63.500,00, valores estes que foram retidos no momento oportuno impedindo que os criminosos tivessem acesso a eles.
As investigações devem continuar, até que a Polícia consiga chegar ao suspeito que agia de outro estado.