Uma lancha colidiu com o tronco de uma árvore no Rio Amazonas nas proximidades da Ilha do Risco, no município de Itacoatiara, na noite desta quinta-feira (15) e afundou. A embarcação viajava com destino a cidade de Urucurituba e levava o candidato a prefeito pelo PT, José Claudenor de Castro Pontes, o “Sabugo”, e uma comitiva de apoiadores. Ele estaria desaparecido.
A Marinha do Brasil emitiu uma nota dizendo que tomou conhecimento do acidente e uma equipe de Busca e Salvamento da Agência Fluvial da Amazônica Ocidental em Itacoatiara deu início às buscas na região. A corporação também informou que irá abrir um inquérito para apurar o acidente.
O Corpo de Bombeiros do Amazonas também tomou conhecimento do acidente mas disse aguardar uma comunicação formal da delegacia de Itacoatiara para enviar uma equipe de mergulhadores para o local.
“Sabugo” é o atual prefeito do município de Urucurituba, a 207 km de Manaus. Ele e um grupo de correligionários haviam ido a Itacoatiara para uma reunião política. O grupo retornava para casa quando o acidente aconteceu.
A região onde houve a colisão possui águas muito turbulentas e com muita incidência de troncos de árvores que descem na correnteza.
Redes sociais
Estranhamente a rede social do político não menciona nada sobre o acidente nem que ele esteja desaparecido. Nossa reportagem entrou em contato com o perfil oficial do candidato mas não obteve resposta.
A última postagem no perfil foi feita às 8h de hoje e mostrava ele no evento de lançamento de sua campanha na cidade de Itacoatiara.
Em Tempo
A Polícia Militar (PM), por meio do Grupamento de Urucurituba, respondeu no final da manhã de hoje que o prefeito e candidato a reeleição Claudenor Pontes não viajava na embarcação acidentada.
A resposta foi feita por meio do Facebook. Nela, a pessoa garante que o político não estava na embarcação, mas que seus correligionários sim. E que, a pessoa desaparecida, seriam um dos apoiadores de Claudenor.