No último final de semana, a operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 41 motoristas dirigindo sob efeito de álcool em Manaus. Um motorista foi preso em flagrante por dirigir alcoolizado.
A operação ocorreu entre sexta-feira, dia 6, e a noite de ontem, dia 8.
Ao todo, 832 motoristas fizeram o teste de alcoolemia, 45 veículos foram removidos ao parqueamento, sendo 24 carros e 21 motos.
Os agentes ainda apreenderam 32 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e 31 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).
Redução dos índices
Ações como desse final de semana são parte de uma estratégia, do sistema de segurança pública do Governo do Amazonas, para a redução dos índices de criminalidade e ocorrências no trânsito.
Além disso, essas blitzes fortalecem o cumprimento da Lei Seca nas ruas de Manaus, principalmente nos finais de semana.
Os 41 condutores flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica foram multados em R$ 2.934,70, além de terem suspenso o direito de dirigir por 12 meses.
Lei Seca não permite a direção de veículos sob efeito de qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida pelo condutor. Caso o índice seja de 0,34 mg/L, o motorista é preso em flagrante.
O motorista que for flagrado novamente em menos de 12 meses paga multa com o valor dobrado.O