...

Mais de 2 mil armas são apreendidas em Manaus em 2019, segundo SSP

por policia24hAM
...

Seguindo essa série de balanços positivos do sistema de segurança pública divulgados pela secretaria da pasta, os dados mais recentes divulgados à imprensa nessa quinta-feira, dia 30, mostram crescimento de 13,3% nas apreensões de arma de fogo em Manaus em 2019.

A unidade policial que mais apreendeu armas foi a Rocam. Só esses policiais foram responsáveis por 601 apreensões no ano passado. Esse número, inclusive, colocou as Rondas Ostensivas Cândido Mariano como a segunda unidade no Brasil que mais apreendeu armas.

“Isso impacta nos índices de criminalidade relacionados a roubo, extorsão, sequestro, sem contar com o crime de tráfico de drogas, que é um crime que sempre está associado ao porte ilegal de arma de fogo”, enfatizou o subcomandante da Rocam, capitão Kaio Rodrigo.

Segundo o levantamento da SSP com base em dados do Instituto de Criminalística (IC) do Amazonas, as armas mais apreendidas são revólveres, pistolas e espingardas. Estatisticamente esses números representam 34,97%, 21,12% e 12,6%, respectivamente.

A polícia passou a apreender fuzis e rifles que antes não circulavam em Manaus – Divulgação PM

A polícia também passou a apreender armamentos “mais pesados”, os famosos “grosso calibre”, como fuzis e rifles.

“Esse armamento vem aparecendo por conta das escoltas em carregamento de drogas que vêm da tríplice fronteira, seja da região de Tabatinga ou na região do rio Japurá ou rio Içá. Antigamente, essas armas eram usadas em escoltas de droga e voltavam para sua origem, hoje são negociadas com a própria droga”, explica o delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc (Departamento de Investigação sobre Narcóticos).

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.