...

Número de crimes cai no Amazonas

por policia24hAM
...

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado divulgou dados sobre a criminalidade em 2019. Pelos números oficiais houve redução nos índices de homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte), estupros, lesão corporal seguida de morte e roubos.

“As forças de segurança têm feito um trabalho intenso. Isso é resultado da presença dos policiais nas ruas e em pontos estratégicos, sobretudo nas áreas consideradas vermelhas”, avaliou o governador Wilson Lima durante o anúncio do balanço da Segurança Pública.

Segundo a estatística da SSP, em 2019 os homicídios fecharam com queda de 5,8%. Foram 840 casos, 52 a menos que em 2018. Foi o menor patamar para o esse tipo de crime dos últimos três anos. Além de diminuir o número de casos, as polícias aumentaram em 26% as prisões de suspeitos. De janeiro a outubro, foram 314 presos.

Roubos e Latrocínios

Os roubos no Estado chegaram a 42 mil casos. O número ainda é alto, mas redução se comparado com as ocorrências de 2018, a queda chega a 6,2%.

Os índices de roubos e furtos de veículos também apresentaram queda de 20,8% e 12,6%, respectivamente. Segundo os dados oficiais, 2.499 veículos foram recuperados pelas polícias Civil e Militar.

As polícias também intensificaram as ações contra roubos a ônibus e isso impactou nos números de crimes nos coletivos. Oficialmente 2019 registrou 700 roubos a menos no transporte coletivo de Manaus do que em 2018, quando segundo a SSP foram registradas 2.400 ocorrências dessa natureza contra 1.700 este ano.

Já os latrocínios tiveram 39 casos a menos em 2019 em comparação com o ano anterior. Isso representou uma redução de 25%.

Dos índices apresentados no balanço anual sobre as ações da Segurança Pública no Estado, somete os crimes de furto apresentaram aumento em comparação a 2018. Segundo a SSP, esse crime aumentou 0,48%.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.