A Polícia Federal deflagrou a Operação Grão Branco em combate ao tráfico internacional de drogas nesta quinta-feira (06). Foram 110 mandados judiciais, nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
A Justiça Federal também determinou a busca e apreensão de 10 aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas. Entre os mandados, há 38 de prisão e 72 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres/MT.
Leia mais: Assaltante é baleado e comparsas são presos após roubo
Operação contra o tráfico internacional começou após apreensão de quase 500 kg de cocaína
As investigações começaram em janeiro de 2019 quando a PF apreendeu 495 kg de cocaína no município de Nova Lacerda/MT. A operação resultou em 10 flagrantes com apreensão de aproximadamente 4 toneladas de cocaína, aeronaves e veículos utilizados no transporte e a prisão de mais de 20 pessoas envolvidas com o crime.
O líder da quadrilha estava foragido, mas mesmo assim controlava toda a logística do transporte da droga a partir de uma mansão em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, desde a saída da droga por meio de aeronaves, até o recebimento em pistas clandestinas no Brasil, o carregamento em carretas e a entrega em grandes centros em diversos estados do Brasil.
O líder foi expulso do país e entregue as autoridades brasileiras em 2020. Seus familiares e outros integrantes da organização criminosa continuaram a comandar a logística de transporte da droga.
Os comentários estão fechados.