...

‘Operação Overload’: Polícia Federal desmancha esquema de tráfico internacional de drogas em aeroporto

por policia24h
...

A Polícia Federal deflagrou a “Operação Overload” nessa segunda-feira (6), para reprimir uma complexa organização criminosa que atua no tráfico de drogas internacional e em diversos estados do Brasil. Foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão temporária em diversos estados do país. A principal base de atividades do grupo criminoso é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Ao todo, mais de 200 policiais federais, 80 policiais militares e 6 policiais civis participam da operação e cumpriram os mandados nos estados de Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

As investigações iniciaram-se em fevereiro de 2019, quando 58 kg de cocaína foram apreendidos na Área Restrita de Segurança (ARS) do Aeroporto Internacional de Viracopos, com destino a Europa. A partir de então, a Polícia Federal mapeou a atuação de toda a organização criminosa, identificando as respectivas lideranças, as pessoas com quem se relacionaram e o processo utilizado para exportar grandes quantidades de cocaína a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, com destino ao continente europeu, além dos métodos utilizados para ocultar o lucro obtido com o empreendimento criminoso.

De acordo com os dados divulgados pela Polícia Federal, a organização criminosa é composta por brasileiros, que atuam como os principais fornecedores da cocaína e financiadores do esquema criminoso, além de serem responsáveis pelo aliciamento e recrutamento de funcionários aeroportuários, que facilitam a logística do envio do material ilícito.

Entre os empregados e ex-empregados de empresas prestadoras de serviço na área restrita de segurança do aeroporto aliciados, estão vigilantes, operadores de tratores, coordenadores de tráfego, motoristas de viaturas, auxiliares de rampa, operadores de equipamentos e funcionários de empresas fornecedoras de refeições, além de tripulantes e passageiros, que eram os responsáveis pelo esquema de embarque das drogas nas aeronaves com destino ao exterior. Também foram identificados um policial militar e um policial civil, que já foram presos.

A Polícia Federal informou ainda que os bens imóveis, veículos, contas bancárias e empresas identificados como pertencentes à organização criminosa foram bloqueados e apreendido. Além das constrições judiciais, durante o período em que perdurou o acompanhamento da organização criminosa, foram apreendidos 250 kg de cocaína pertencentes ao grupo.

Leia Também

Os comentários estão fechados.

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.