O pastor evangélico Helido dos Santos Martins, de 43 anos pode ter feito mais quatro vítimas na igreja em que congregava. As meninas eram todas filhas de membros que frequentavam a congregação. Na madrugada de hoje, ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão.
Segundo a delegada Joyce Coelho, titular da Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca), o suspeito sempre agia da mesma forma. “Ele se aproveitava da confiança dos fiéis para cometer os crimes”, disse a delegada. A primeira vítima foi a menina de 8 anos, abusada apenas uma vez, já a segunda, adolescente de 13 anos, foi abusada várias vezes.
“Ela ia na casa do pastor para brincar com as filhas dele, que são adolescentes em idades aproximadas da vítima. Em momentos que as meninas saíam e ele ficava sozinho com o alvo ele passava a mão nas partes dela e cometia os atos libidinosos”, explicou a delegada.
Os casos aconteceram em 2019 e foram denunciados em maio deste ano. Além dessas duas meninas, ele pode ter feito outras vítimas. Depois das denúncias, a polícia teve conhecimento de possíveis outra vítimas e está colhendo os depoimentos.
Helido já possui passagens pelo mesmo crime. Ele tem uma sentença condenatória de 15 anos por estupro de vulnerável a duas vítimas, mas estava em liberdade e recorria da pena. Agora ele vai ser encaminhado novamente para o sistema penitenciário e deve responder por mais esse crime.
Qualquer denúncia sobre crimes cometidos pelo suspeito deve ser feita da Depca. Após o fim de todos os trâmites legais ele vai ser levado ao Centro de Recebimento e Triagem (CRT).