A Polícia Civil do Amazonas (PCAM) alerta a população para o risco do chamado “golpe do amor” praticado por estelionatários na internet. Com a popularidade das redes sociais e a facilidade em se comunicar com diversas pessoas ao mesmo tempo, o número de relacionamentos pela rede se multiplicou ao longo dos últimos anos, abrindo novos campos de atuação para a criminalidade.
De acordo com o delegado Heron Ferreira, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), esse tipo de crime acontece quando o estelionatário se faz passar por uma pessoa apaixonada, ludibriando a vítima, fazendo com que ela acredite que vive um relacionamento a distância com o infrator e criando assim um vínculo de confiança, para que possa, no momento em que considerar oportuno, arrancar alguma vantagem ilícita da vítima. O “golpe do amor” é um dos crimes investigados pela PCAM, por meio da Especializada.
Leia mais: Ladrão que aplicava golpes pela internet é agredido
“Quase sempre rede social (onde o crime acontece) ou, quando ele consegue o celular da vítima, o Whatsapp. Ele ou ela se apresenta, manda uma foto, geralmente uma foto sensual ou chamativa. Quando sente segurança da vítima, pede transferência de dinheiro, transferência de veículo. Já vi até transferência de moto. A vítima, muitas vezes desatenta, acaba caindo. Tudo sem conhecer, por rede social”.
Heron Ferreira, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC)
O delegado disse ainda que as pessoas devem evitar compartilhar informações sigilosas sobre si, como endereço de residência, conta de banco ou senhas de cartão, além de não transferir, em hipótese alguma, quantias em dinheiro ou documentos de veículos para pessoas conhecidas apenas virtualmente. Heron Ferreira orienta as pessoas sobre os cuidados que precisam ser tomados neste tipo de situação.
“Em sua maioria, as vítimas desse golpe são homens idosos, mulheres. O primeiro passo é ficar atento. Não transfira dinheiro, ou veículo, não diga onde é sua casa, pois senão você pode estar caindo aí no golpe do amor. A melhor arma é não transferir. Caso seja vítima, registre a ocorrência na delegacia interativa em crime de estelionato, que nós vamos investigar”, finalizou.
O site da Delegacia Interativa da Polícia Civil do Amazonas é o www.delegaciainterativa.am.gov.br.
Foto: Pixabay
Os comentários estão fechados.