A guerra entre facções continua no bairro da Compensa, na zona Oeste de Manaus. Nesse sábado, 1°, mais um tiroteio foi registrado no bairro. Logo após os tiros, um vídeo foi divulgado nas redes sociais. As imagens mostram um grupo caminhando com um balde de tinta branca e uma lata de tinta spray. Eles picham a sigla da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que vem ganhando espaço na capital amazonense.
As imagens mostram os criminosos escrevendo a sigla “PCC 1533” e afirmam ser parte da “Tropa do Anjinho”, suposto chefe da facção na zona Oeste de Manaus. Eles caminham por uma espécie de ponte enquanto moradores apenas observam.
O local, segundo moradores, é a área do “quarentão”, na Compensa 2. O território seria a mais nova aquisição da facção paulista no Amazonas. Há semanas o PCC vem tomando territórios do Comando Vermelho (CV), facção que diz ter exterminado a organização amazonense Família Do Norte (FDN) e tomado controle de todos os bairros em Manaus.
Somente na última semana o bairro da Compensa registrou pelo menos cinco mortes e dois feridos em tiroteios entre as duas facções. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) está ciente dos homicídios decorrentes da nova guerra. Segundo o delegado geral adjunto, Tarson Yuri, o bairro da Compensa vem sendo monitorado.
Na noite da última quinta e madrugada de sexta, a SSP fez uma operação que terminou com a prisão de seis homens armados e envolvidos em crimes. Nem mesmo a prisão dos pistoleiros parece acalmar os ânimos.
Entre os moradores da área reina a lei do silêncio. Amedrontados pela constante disputa entre os grupos criminosos, eles se vêem reféns dentro de suas próprias residências. A guerra fez duas vítimas inocentes também nessa última semana. Duas adolescentes de 13 e 14 anos foram baleadas enquanto ajudavam o pai a vender pastel em uma banquinha no local.
Vídeo
O vídeo que mostra a pichação do PCC foi repassado para o setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública que já investiga os envolvidos.
Uma nova operação de saturação na área deve ser feita ainda neste mês.