A Polícia Federal (PF) do Amazonas deflagrou a operação Boleto Real na manhã de manhã de hoje (11), que investiga fraudes bancárias eletrônicas praticadas através do Internet Banking, em Manaus. Os criminosos teriam usado contas de vítimas para fazer pagamentos, além de usarem empresas de fachadas.
A PF cumpre três mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Justiça Federal no Amazonas.
As investigações começaram quando a PF descobriu que criminosos utilizavam contas de vítimas para efetuar o pagamento de impostos estaduais e federais, transferências e compras pela internet. A movimentação ilegal foi de mais de R$ 2 milhões nos últimos meses.
Além disso, diversas empresas de fachada eram utilizadas para ocultar os valores obtidos por meio das atividades criminosas.
Para a efetivação das fraudes, foram utilizadas 22 contas bancárias da Caixa Econômica Federal, pertencentes a pessoas físicas e jurídicas residentes em diferentes estados do Brasil.
Os investigados vão responder por furto mediante fraude e organização criminosa. Se condenados, poderão pegar até 16 (dezesseis) anos de prisão.
A operação Boleto real é um desdobramento da operação Tentáculos de repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual é coordenada pela Polícia Federal com a cooperação das instituições bancárias aderentes a um Acordo de Cooperação Técnica.