Entre a madrugada dessa segunda-feira, dia 22, e a madrugada de hoje, a Polícia Federal, com o apoio do cão farejador da Receita Federal, conseguiram apreender mais de 37 kg de maconha do tipo skunk para o Sudeste do país.
A apreensão mais recente aconteceu na madrugada desta terça-feira, dia 23. Por volta de 1h30 os agentes da PF e da RF localizaram uma mala despachada para a cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Dentro havia mais de 10 kg de maconha. Infelizmente o dono da mala não foi localizado.
Já na madrugada de segunda as mulas não tiveram tanta sorte. Dois homens foram presos tentando embarcar para São Paulo com mais de 27 kg de maconha do tipo skunk na mala. A droga foi avaliada em aproximadamente R$ 324 mil.
A apreensão aconteceu durante o trabalho de inspeção das bagagens. Os policiais perceberam duas malas muito suspeitas e foram em busca dos passageiros que haviam despachado as bagagens. Quando abriram as malas, as suspeitas se confirmaram: ao invés de roupas e sapatos, era maconha que os viajantes levavam.
Em uma das malas foi encontrado 12,86 kg da droga. Na outra continha 14,72 kg. Os passageiros iam desembarcar no Aeroporto de Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e de lá seguiriam para a cidade de Florianópolis em Santa Catarina.
Os dois foram presos em flagrante e autuados com base na Lei anti-drogas, cuja pena máxima pode chegar até 25 anos de prisão.
Balanço
Só no primeiro semestre deste ano a Polícia Federal prendeu em flagrante 39 pessoas que tentavam embarcar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes levando droga para outros Estados. Nas ações foram apreendidos 332 kg de droga, a maioria maconha.