Quatro supostos ladrões de carros foram presos com aparelhos “Chapolin” no final da tarde desta quarta-feira (23) em abordagem realizada pela Polícia Militar a um carro na avenida J, bairro Alvorada 2, na zona Centro-Oeste de Manaus.
Eles foram detidos após denúncias anônimas apontarem o veículo como sendo o carro utilizado por homens que estariam furtando automóveis na região, utilizando um equipamento conhecido como “Chapolin”.
A prisão aconteceu após policiais militares da 19ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) receberem denúncia informando sobre o modelo e as placas do carro utilizado pelos suspeitos. Após diligências, o carro foi visto pelos agentes, que efetuaram a abordagem.
No interior do veículo foram encontrados um aparelho celular e dois dispositivos do tipo “Chapolin”.
O aparelho funciona quando o dono de um veículo vai trancar o carro por meio do controle remoto do alarme. Ao mesmo tempo, os bandidos, que estão próximos e observam a cena, ativam o “Chapolin”, que “rouba” a criptografia existente no sinal do controle remoto e evita que o veículo seja trancado.
Nesse momento os bandidos aproveitam para acessar o interior do automóvel e fazem a limpa nos objetos da vítima.
Os suspeitos, junto com o material apreendido, foram conduzidos até o 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Ponta Negra, zona Oeste da capital amazonense, onde passam pelos procedimentos cabíveis à Polícia Civil. Após o término das ações, eles ficarão à disposição da Justiça.