A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) deflagrou ontem a Operação Covil de Hienas. O objetivo era desarticular uma quadrilha que encomendava e vendia carros roubados. Cinco pessoas foram presas e doze veículos apreendidos.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da Derfv, as investigações começaram há duas semanas, quando uma vítima procurou a Especializada para fazer uma denúncia. Ela informou que havia comprado um carro modelo Fiat Toro de dois homens. Mas descobriu que o veículo era clonado e teve um prejuízo de R$ 65.000,00.
Durante as investigações, os policiais conseguiram identificar os dois suspeitos, Aridelson de Oliveira Sobreira, vulgo ‘Ari’ de 22 anos e Victor Gabriel Moura França, de 25 anos. A função deles era encomendar os veículos clonados de um terceiro participante do esquema criminoso. Esse homem foi identificado como Yago Barboza Braga, de 28 anos, mais conhecido como ‘Berg’. Ele era o responsável por comandar o roubo dos veículos.
A dupla encomendava os veículos do ‘Berg’ e encaminhavam os carros e motos para a oficina de do Aquilis Alves Lira, de 36 anos. Na oficina, Aquilis tinha a ajuda de Junio Morais de Oliveira, de 25 anos. Eles faziam as clonagens e geravam os documentos falsos.
Doze veículos e várias placas apreendidas
O delegado Cícero explica ainda que as prisões ocorreram nas regiões do bairro Riacho Doce e Coroado. Foram apreendidos seis motos e seis caros roubados. Os investigadores também apreenderam diversos pinos de remarcação e placas roubadas.
A quadrilha foi conduzida à Especializada, onde os criminosos foram autuados por organização criminosa, receptação qualificada, uso de documentos falsos e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Durante o levantamento das fichas criminais, os investigadores descobriram que o ‘Berg’ já respondia por crimes de trânsito e o Junio já respondia por tráfico de drogas e roubo majorado.