A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Polícia Civil do Amazonas incineraram na manhã de hoje uma tonelada de drogas em uma fábrica especializada em resíduos sólidos no Distrito Industrial, zona Leste de Manaus. Todo o material foi apreendido em ações policiais no interior do estado.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, a destruição é importante no trabalho de combate ao tráfico de drogas. “Isso é a conclusão final do prejuízo para o crime organizado. A polícia está apreendendo mais ainda, principalmente com a Base Arpão”, destacou o secretário.
A maior parte do material destruído hoje foi apreendido durante as ações no primeiro semestre, especialmente no período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, ressaltou a delegada Leila Silva, diretora do Departamento de Recebimento, Análise e Distribuição de Material Apreendido (Drad), da Polícia Civil.
5 toneladas de drogas apreendidas só em 2020
Em 2020, as forças de segurança já apreenderam mais de cinco toneladas de entorpecentes, a maioria em ações policiais no interior amazonense. Na última terça-feira (27), o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) apreendeu mais de 1 tonelada de maconha do tipo skunk, avaliada em R$ 15 milhões. Segundo a Polícia Civil, esta foi a maior quantidade de drogas apreendida, em via terrestre, da história do Amazonas.
A destruição das drogas hoje é a segunda incineração de grande porte só em 2020. A primeira ocorreu em fevereiro, quando duas toneladas foram queimadas.