O delegado Ricardo Cunha, do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP) tirou de circulação uma quadrilha suspeita de ter roubado pelo menos sete motoristas de aplicativos (APP) em Manaus. Entre os suspeitos está uma adolescente de 16 anos usada como isca para os crimes.
A quadrilha foi detida nessa quarta-feira, dia 1º, em cumprimento a mandado de prisão. O esquema criminoso começou a ser descoberto no dia 12 de março, quando uma ligação anônima informou sobre o a localização de um dos carros roubados pelo bando.
Tratava-se de um Prisma branco roubado de um motorista de APP no dia 8 de março, localizado na posse de Richardson Mennezes da Costa, de 19 anos, e Crhistinano Cordeiro de Mello, 25, que foram presos em flagrante também portando uma pistola falsa.
A partir dessa prisão foi que os investigadores do 18º DIP conseguiram descobrir todo o esquema envolvendo a quadrilha. Inclusive a participação da adolescente de 16 anos no esquema criminoso.
Modo de ação
Com a identificação de todos os membros do grupo criminoso, e o modo de ação deles, o delegado pediu a prisão preventiva dos suspeito e a medida infracional contra a adolescente.
Segundo as investigações, o bando usava a jovem para atrair a atenção dos motoristas. Depois dos roubos eles cometiam arrastão na cidade, como ocorreu como o motorista do Prisma assaltado no dia 8 de março.
Nesse roubo, especificamente, a jovem atraiu o motorista de App e Crhistiano e Breno Renan Pinheiro Teixeira, de 19 anos, anunciaram o assalto. Depois o trio se encontrou com Richardson e todos foram cometer o chamado arrastão, roubo em série a pessoas que estão nas ruas da cidade. Segundo a polícia, foram cinco assaltos só nesse dia.
Segundo a investigação, a adolescente abordava motoristas parados a espera de corrida. Ela dizia que estava sem o telefone com o aplicativo e usava o charme para pedir para ele fazer a viagem por fora. Quando ele aceitava, o crime aconteci.
Até agora a polícia ainda não identificou as vítimas dos arrastões.
Crhistinano, Richardson, Breno foram levados para o Centro de Recebimento e Traigem (CRT), no quilômetro oito da BR-174. Eles vão passar por audiência de custódia via vídeo conferência. Já a adolescente será encaminhada a Delegacia Especializada em Apurações de Atos Infracionais (Deaai).