O programa “Rocam motos” foi lançado hoje para aumentar o patrulhamento nas ruas de Manaus. O governador Wilson Lima entregou 60 motocicletas para o novo grupamento.
O “Rocam Motos” vai atuar nas zonas onde os índices de criminalidade são maiores, além de áreas comerciais como o Centro, Vieiralves e Manôa. O programa vai servir para intensificar o combate a roubos e furtos nesses locais.
Aproximadamente 100 policiais estão passando por qualificação há cerca de um ano. Os PMs também vão passar por um estágio de motopatrulhamento no Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), do Amapá, e no Grupamento Raio, do Ceará.
As equipes vão atuar com três motocicletas e quatro policiais, um vai na garupa. Os policiais trabalharão em conjunto, semelhante a uma equipe de viatura com quatro rodas. A diferença é que as motocicletas poderão entrar em regiões que não permitem a entrada de carros, facilitando o atendimento das ocorrências.
Novas motos e novos equipamentos
A SSP-AM adquiriu 60 motocicletas do tipo V Strom 650 cilindradas. Esses veículos também são utilizados em outros estados, como no Ceará, que já atua com o motopatrulhamento por meio do Grupamento Raio, que serviu de exemplo para o Amazonas.
Além das motocicletas, os policiais vão receber cotoveleiras articuladas, joelheiras táticas, gandolas de instrução, botas motociclistas e calças de instrução, além de rádios comunicadores e fones de ouvido.