Por Isabela Bastos – Especial para o P24h
Policiais Militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) prenderam, nessa terça-feira, dia 28, um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Trata-se de Geremias Ribeiro da Silva, conhecido como “Jerê”. Com ele os policiais apreenderam um fuzil Colt calibre 556, uma pistola Glock .40, um revolver calibre 38 e uma espingarda calibre 32.
“Gerê” responde por, pelo menos, seis processos por homicídios entre o período de 2004 a 2011 e possui em seu nome investigações criminais em curso.
Ele estava foragido desde a fuga de vários prisioneiros do Centro de Detenção Provisória II (CDPM II), em maio de 2018. Ele e vários outros integrantes da cúpula da facção criminosa conseguiram escapar da unidade prisional. Até hoje a Secretária de Administração Prisional (Seap) investiga se não houve ajuda interna para que os detentos conseguissem escapar.
Última prisão em 2017
Geremias foi preso pela última vez em outubro de 2017 durante uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Na época, ele foi encontrado após denúncia anônima ao Disque 181. Foi capturado no conjunto Viver Melhor II, bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. Desde aquela época ele já estava foragido do sistema prisional, de onde tinha escapado em 2014.